terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1ª rodada do Cariocão: é o inicio da Taça Guanabara

     A Taça Guanabara inicia-se sem nenhum clássico na sua primeira rodada, nem entre os grandes, nem entres os pequenos. No sábado, a dupla Fla-Flu venceram com os times reservas e no domingo com os titulares Vasco e Botafogo também vencem.
     Na abertura da rodada, às 17h, o Tricolor das Laranjeiras bateu o Tricolor de Nova Friburgo por 3x0, com gols de Araújo, Rafael Moura e Thiago Carleto.
     O jogo desde o inicio desenhava-se muito fácil para o Flu, que realizava boas jogadas pela esquerda, com Araújo realizando as melhores possibilidades de gol. Enquanto isso, lá atrás, o goleiro Ricardo Berna defendia boas bolas, após muitas falhas da defesa, composta por Digão e Márcio Rosário.
     Logo no inicio, com as boas jogadas dos seus laterais Souza e Thiago Carleto, o Time de Guerreiros conseguiu fazer 2x0 até a metade do primeiro tempo. No inicio da segunda etapa, Thiago Carleto cobrou falta e fechou o placar. Na etapa complementar, o técnico Abel Braga aproveitou para fazer experiências: Lançou Rodrigo na lateral direita, no lugar de Souza, e os jovens Fábio Braga e Lucas Patinho nos lugares de Martinuccio e Thiago Carleto, deslocando Araújo para a lateral esquerda. E foi só.
     Às 19h30min, o rubro-negro venceu o fraco time do Bonsucesso, pelo placar de 4x0, gols de Jael (2), Camacho e Adryan.
     O urubu teve um pouco de dificuldade nos primeiros minutos, pela falta de entrosamento da equipe, recheada de juniores. Jael, sentindo falta de tempo de bola, esteve em posição de impedimento durante muitas jogadas. Porém, aos 27’, Gomes perdeu a bola pro Camacho, que tocou para Bottinelli, enroscando-se com o goleiro e a bola acabou sobrando para Jael que não perdoou: 1x0. Três minutos depois, o mesmo Jael chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e matou o goleiro: saco! 2x0.
     Na segunda etapa, também aos 27’, Camacho, que antes de sair para dar lugar a Adryan, na sua estreia como profissional, arriscou de longe e marcou um belo gol. O “Bondinho” sem freio soube administrar até o final da partida, mas aos 43’, Magal vai à linha de fundo pela esquerda e toca a bola para o meio da área. Adryan se antecipa para marcar o seu primeiro gol como profissional. E fim de partida.
     No card principal da rodada, às 17h do domingo, o Vasco da Gama venceu o Americano por 2x0, gols marcados por Alecsandro e Fagner, que fora “o cara” da partida.
     O jogo começou um pouco apático, com poucas chances de gol criados pelo Vasco (o Americano não tinha forças pra nada, limitava-se a marcar), e somente aos 32’ o nível da partida aumentou (um pouco), quando Fagner faz boa jogada pelo seu setor e cruza para Alecsandro, que de voleio marca. 9 minutos depois, Fagner deixa a sua marca.
     No segundo tempo, o Americano iniciou jogando melhor, criando e desperdiçando algumas boas chances. O fato mais relevante fora a expulsão de Jonathan, que havia entrado no lugar de Chaparro e agrediu Marcio Loyola. E fim de papo.
     Para fechar a rodada, o Botafogo recebeu o modesto Resende e despachou-o por 3x1, com dois gols de “El Loco” Abreu e Maicosuel. Emerson descontou.
     Vida de centro-avante é assim; ora se faz, ora se perde. E mais uma vez Loco Abreu perdeu um pênalti. Mas redimiu-se, e fez dois gols de cabeça, um em cada etapa da partida. Na primeira etapa, após bela jogada, fez 1x0. O Resende achou um gol, chegando ao empate meio que “sem querer”.
     Nos 45 minutos finais, o Botafogo imprimiu um ritmo mais forte e fez dois gols em sequencia: aos 21’, o goleiro erra e o “mago” Maicosuel aproveita e marca. Aos 22’, Herrera conduz a bola pela lateral do campo, faz o cruzamento e Loco faz mais um de cabeça, marcando 3x1, fechando o placar e se tornando o artilheiro do time no Carioca.
     Siga a tabela da Taça Guanabara: