segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A despedida do Fenômeno: 18 anos de Futebol (1993-2011)


   Segunda-Feira, 14 de fevereiro de 2011. Por volta de 12h40min, tem inicio uma coletiva de imprensa com o jogador Ronaldo, Andrés Sanchez (Presidente do Corinthians) e Fabiano Farah (Procurador do Jogador), onde o Fenômeno anuncia a sua aposentadoria do futebol profissional.
   Ronaldo teve uma carreira brilhante e sólida no futebol. Em 1993, após atuar pelo São Cristóvão, time do Rio de Janeiro, transfere-se para o Cruzeiro, onde atinge a marca de 57 gols em 58 jogos.
   Após ser artilheiro e campeão do campeonato mineiro de 1994, é convocado para a Copa do Mundo por Carlos Alberto Parreira, porém não joga um jogo sequer. Conquista nos Estados Unidos a sua 1ª taça com a Seleção Brasileira.
     Em 1995, acerta a sua ida para o PSV (HOL). A partir daí, o mundo começa a conhecer o Fenômeno melhor e ele firma-se na Seleção Brasileira. No ano seguinte, transfere-se para o Barcelona, para fazer parte de um dos melhores times formados na história do clube. Já no primeiro ano na Espanha, ele leva o troféu de melhor do mundo.
     O fato se repete em 97, e ele, valorizado, acerta sua transferência para a Internazionale. No biênio 99/00, fica a maior parte do tempo parado, em função de graves lesões. Volta em 2001, em um amistoso contra o Emymbia (NIG).
     Em 2002, chegou à copa desacreditado pela maioria. Luiz Felipe Scolari aposta nele e obtêm resultado. Brasil conquista o pentacampeonato mundial e ele é artilheiro da copa com 8 gols. Acerta com o Real Madrid e ganha o titulo de melhor jogador do mundo mais uma vez.
     Na Copa do Mundo de 2006, é convocado acima do peso e fora de forma. Com três gols marcados, torna-se o maior artilheiro o torneio em toda a história, com 15 gols feitos.
     Em 2007, em baixa no Real Madrid, acerta sua transferência para o Milan, que decide apostar na sua recuperação. Porém, em fevereiro de 2008 sofre nova lesão no joelho, dessa vez no esquerdo. Rescinde seu contrato com o clube italiano e recupera-se no Flamengo.
     Após terminar sua recuperação, em 2009, acerta com o Sport Club Corinthians Paulista, e logo no primeiro ano conquista 2 títulos para a Fiel, sendo eles o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em 2010, o time é eliminado da Libertadores e ele sofre duras críticas. Mas aí, reage e fica perto do título brasileiro. Porém, o Timão derrapa na reta final e fica somente com a vaga na Pré-Libertadores..
     Em 2011, o Corinthians sofre a maior derrota do ano, sendo eliminado pelo Deportes Tolima. Passa a sofrer uma grande pressão por parte da torcida.
     Nos últimos dias, com a queda na Libertadores, a pressão da torcida e a saída do amigo Roberto Carlos do clube de maneira brusca o fez repensar e aposentar-se mais cedo.
     É uma pena, pois Ronaldo sempre foi um jogador com grande potencial. Não é a toa que é chamado de Fenômeno.

Nenhum comentário: