sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EDIÇÃO EXTRA - REPERCUSSÃO DO CASO DE ORURO

Kevin Douglas Beltran Estrada
      Venho discorrer aqui sobre o caso do menino boliviano Kevin Douglas Beltran Estrada, 14 anos, que faleceu no jogo entre San José Oruro e Corinthians, caso que vem repercutindo mundialmente. Devo declarar aqui a minha opinião, e acho que uma punição severa para o Corinthians deve ser tomada.
      O novo regulamento disciplinar diz em punições tais que podem levar até a eliminação do clube da competição. Devo eu dizer que concordo com multas pesadíssimas ao clube paulista, além da eliminação do clube da Taça Libertadores da América. Talvez assim, quem sabe, os torcedores, que são passionais e, ao verem o seu time prejudicado, não irão aceitar mais atitudes tal qual esta.
      Concordo com o lateral esquerdo do clube paulista, Fábio Santos, que disse "Se for necessário que o Corinthians seja expulso da Libertadores para que acabem as mortes, sou totalmente a favor". Concordo com ele novamente quando diz "Já proibiram os bandeirões, a coisa certa seria proibir os fogos também. Já foi provado que causa mais mal do que bem". Concordo também com o técnico Tite, que disse - com a voz embargada de emoção e tristeza - que trocaria o seu título mundial pela vida do adolescente.
      Acho que a punição que a jurássica CONMEBOL e seu presidente dinossauro Nicolas Leóz deu ao Corinthians, de jogar com portões fechados quando for mandante e sem carga de ingressos quando for visitante, foi pequena próxima a gravidade do caso. Acho sim que o Corinthians deve ser eliminado da Libertadores e excluído de competições durante, no mínimo, um ano. Suponhamos que o Corinthians seja campeão da Libertadores e do Mundial novamente esse ano; e o menino que perdeu a sua vida, que só queria ver uma partida de futebol, vai virar só mais um que entra na estatística?
      Devo aqui dizer que vocês, que dizem que essa catimba, que essa violência é normal da Libertadores e da Sul Americana, vocês estão ERRADOS!!! Violência não é normal em lugar nenhum. Violência não é aceitável em lugar nenhum do mundo.
      Acho que essa Confederação Sul-Americana de Futebol é uma instituição ridícula do ponto disciplinar. Cadê a punição aos culpados da palhaçada que ocorreu no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, na final da Copa Sul-Americana 2012, senhora CONMEBOL? Cadê a punição ao agressor de um jogador do Peñarol, na final da Taça Libertadores da América de 2011, enquanto o Santos comemorava o título, senhor Nicolas Leóz?

Torcedores do Corinthians na cela de delegacia boliviana.
      Doze torcedores do Corinthians, que são cadastrados na Torcida Organizada Gaviões da Fiel, estão presos na Bolívia e por lá serão julgados. Esses foram detidos com fogos de artifício e sinalizadores semelhantes e juram não ter disparado o sinalizador que finalizou a vida de Kevin. Um deles, dentro da cela, afirmou: " Fomos bodes expiatórios. Todos sabem que não fomos nós. A escolha foi aleatória". Ok, mas o que explica esses sinalizadores encontrados com vocês, hein?
      Temos como uma punição exemplar que ocorreu na Europa em 1985. Naquele ano, antes da final da Liga dos Campeões entre Juventus (ITA) e Liverpool (ING), 38 torcedores italianos morreram após confrontos entre torcidas. O time inglês, após tal fato, ficou impedido de disputar competições continentais por 5 anos.
      Espero que as punições sejam severas e que não tenhamos que ver novamente esses casos não só no futebol, mas no esporte em geral. O blog F.C. Futebol Carioca decreta luto de 7 dias, contados a partir de hoje, pela morte do jovem boliviano Kevin Douglas Beltran Estrada. Abraços a todos.

Nenhum comentário: